Ação Social

Tempo para dar

Projeto direcionado para a população idosa, com base na prática de voluntariado de proximidade e em parceria com as instituições/organizações locais de solidariedade social, que dão apoio a idosos isolados ou em situação de carência.

Tempo para Dar

O aumento da esperança média de vida, leva a que estejamos hoje perante uma sociedade cada vez mais envelhecida. Este retrato da nossa pirâmide etária, em contraponto com os ritmos de mudança na sociedade atual, faz com que a população sénior, fique, na sua maioria, progressivamente desintegrada das vivências quotidianas, deste nosso século XXI.

Um dos grandes problemas dos idosos, é a solidão com que se deparam, e é perante essa constatação, que no ano de 2011, O Grupo Nabeiro, mais concretamente o Coração Delta-Associação de Solidariedade Social, tenta implementar uma atitude proativa junto da população idosa, com o projeto Tempo para Dar.

O Tempo para Dar, pretende ter e concretizar respostas eficazes que vão de encontro ao colmatar das necessidades sentidas pela população idosa.

A partir de julho de 2011 alguns departamentos comerciais Delta Cafés, começaram a dar os primeiros passos no terreno. Este, é um projeto de âmbito Nacional e conta com os colaboradores do Grupo Nabeiro para realizar ações de voluntariado e dinamizar atividades, sempre no sentido de angariar valor para o Tempo para Dar e consequentemente, aplicar o valor conseguido, para fazer face às necessidades sentidas pelos idosos. São exemplos de atividades solidárias para angariação de valor, a participação em feiras, a realização de caminhadas, espetáculos ou sorteios.
Através do valor angariado e de algumas parcerias estabelecidas, concretizam-se apoios de bens de equipamento, ajudas técnicas, apoios alimentares ou de higiene pessoal e também apoios em diversas áreas da saúde, como a visão, a audição ou a saúde oral.

Em Campo Maior, sede do Grupo Nabeiro e terra Natal do Comendador Rui Nabeiro, o Tempo para Dar conta com uma equipa, que além da concretização dos apoios antes referidos, promove semanalmente dinâmicas de promoção de envelhecimento ativo, em áreas como a estimulação cognitiva, o movimento e saúde, os trabalhos manuais, a recuperação de artesanato local e a revitalização de cantares tradicionais.

Em suma, o Tempo para Dar direciona os seus vetores de atuação, em duas grandes áreas:

  • a melhoria efetiva da qualidade de vida dos idosos e
  • o combate ao isolamento, através da promoção do envelhecimento ativo

Conheça todos os projetos que fazemos de coração

Conheça as atividades que promovemos junto da comunidade
DOM 25 OUT
Ação Social
Campo Maior

Caminhada e corrida solidária de apoio à liga Portuguesa contra o cancro

SÁB 05 JUN
Ação Social
Campo Maior

Semana da Ciência e do ambiente 2021

Top