Tempo para Dar
O aumento da esperança média de vida, leva a que estejamos hoje perante uma sociedade cada vez mais envelhecida. Este retrato da nossa pirâmide etária, em contraponto com os ritmos de mudança na sociedade atual, faz com que a população sénior, fique, na sua maioria, progressivamente desintegrada das vivências quotidianas, deste nosso século XXI.
Um dos grandes problemas dos idosos, é a solidão com que se deparam, e é perante essa constatação, que no ano de 2011, O Grupo Nabeiro, mais concretamente o Coração Delta-Associação de Solidariedade Social, tenta implementar uma atitude proativa junto da população idosa, com o projeto Tempo para Dar.
O Tempo para Dar, pretende ter e concretizar respostas eficazes que vão de encontro ao colmatar das necessidades sentidas pela população idosa.
A partir de julho de 2011 alguns departamentos comerciais Delta Cafés, começaram a dar os primeiros passos no terreno. Este, é um projeto de âmbito Nacional e conta com os colaboradores do Grupo Nabeiro para realizar ações de voluntariado e dinamizar atividades, sempre no sentido de angariar valor para o Tempo para Dar e consequentemente, aplicar o valor conseguido, para fazer face às necessidades sentidas pelos idosos. São exemplos de atividades solidárias para angariação de valor, a participação em feiras, a realização de caminhadas, espetáculos ou sorteios.
Através do valor angariado e de algumas parcerias estabelecidas, concretizam-se apoios de bens de equipamento, ajudas técnicas, apoios alimentares ou de higiene pessoal e também apoios em diversas áreas da saúde, como a visão, a audição ou a saúde oral.
Em Campo Maior, sede do Grupo Nabeiro e terra Natal do Comendador Rui Nabeiro, o Tempo para Dar conta com uma equipa, que além da concretização dos apoios antes referidos, promove semanalmente dinâmicas de promoção de envelhecimento ativo, em áreas como a estimulação cognitiva, o movimento e saúde, os trabalhos manuais, a recuperação de artesanato local e a revitalização de cantares tradicionais.
Em suma, o Tempo para Dar direciona os seus vetores de atuação, em duas grandes áreas:
- a melhoria efetiva da qualidade de vida dos idosos e
- o combate ao isolamento, através da promoção do envelhecimento ativo