Saúde

Serviço de Apoio ao Desenvolvimento de Crianças e Jovens

O Serviço de Apoio ao Desenvolvimento de Crianças e Jovens (SADCJ) presta apoio a crianças dos 6 aos 18 anos, com perturbações de desenvolvimento, problemas emocionais e/ou comportamentais, dificuldades de linguagem, comunicação e aprendizagem, que frequentam o Agrupamento de Escolas de Campo Maior. Pretende-se com este serviço dar resposta às necessidades da Comunidade Escolar, em estreita articulação com todos os envolvidos no processo individual de cada criança/jovem.

 

Apoios Individualizados nas áreas de Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Psicomotricidade

Prestar apoio individual a alunos sinalizados pelo Agrupamento de Escolas de Campo Maior. Estes apoios visam maximizar as competências das crianças/jovens acompanhados, reduzindo o impacto das suas dificuldades nas aprendizagens escolares e nos vários contextos de vida. As crianças/jovens beneficiam semanalmente de acompanhamentos técnicos especializados prestados em contexto escolar ou nas instalações do SADCJ.

 

Psicomotricidade

Estimular o desenvolvimento psicomotor de crianças e jovens com dificuldades motoras em grupos da mesma faixa etária.

 

Metodologia EPIS 1º Ciclo

Combater o insucesso e o abandono escolares através da prevenção, da remediação de fatores de risco e da promoção de fatores de proteção (no aluno), bem como da indução de fatores externos de sucesso (na Escola e na Família).

Os objetivos específicos deste projeto incidem em melhorar a aprendizagem e o sucesso escolar e melhorar a vinculação dos alunos à escola.

 

Metodologia EPIS 2º Ciclo

Combater o insucesso e o abandono escolar através da prevenção, da remediação de fatores de risco e da promoção de fatores de proteção (no aluno), bem como da indução de fatores externos de sucesso (na Escola e na Família).

Os objetivos específicos deste projeto incidem em melhorar a aprendizagem e o sucesso escolar; melhorar a vinculação dos alunos à escola e assegurar que um número cada vez maior de jovens se mantenha na escola até ao 12º ano com uma aprendizagem produtiva e que deixem a escola melhor preparados para integrar a vida ativa.

 

Recreio com Todos

Esta atividade pretende contribuir para a integração de crianças com dificuldades de socialização ou alterações de comportamento no contexto do recreio.

 

Apoio Social

Acompanhamento Social/ encaminhamento de famílias de crianças que beneficiam de acompanhamento individualizado ou sinalizados pelo Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

 

Grupo de Promoção de Competências Sociais

Este grupo surge com o objetivo de promover as competências sociais em crianças/jovens com dificuldades de interação social e alterações de comportamento, fomentando o comportamento pro-social.

 

Grupo de Estimulação Cognitiva

Estimular o desenvolvimento cognitivo de alunos que apresentam dificuldades cognitivas e de aprendizagem moderadas e graves.

 

Grupo de Promoção da Consciência Fonológica

Este grupo surge com o objetivo de estimular competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita, já que a consciência fonológica é o que nos permite identificar, manipular e refletir sobre os sons da fala.

 

Grupo de Promoção da Leitura e da Escrita

Este grupo surge de forma a colmatar lacunas identificadas em crianças/jovens com dificuldades de linguagem e aprendizagem, pretendendo estimular e promover as competências de linguagem oral e escrita, nos domínios da compreensão e expressão, fomentando um desenvolvimento harmonioso e de interajuda entre pares.

 

Reuniões com Encarregados de Educação e Professores

Os técnicos realizam reuniões com Encarregados de Educação e Professores, de forma a discutir o Plano Individual de Intervenção e quais as estratégias mais adequadas para cada criança/jovem, com o objetivo de encontrar soluções.

 

Reunião de Psicólogos

Os Psicólogos do SADCJ participam nas reuniões semanais com os Psicólogos que desempenham funções no Agrupamento com o objetivo de proceder à análise de sinalizações e discussão de casos acompanhados no âmbito da intervenção psicológica, bem como preparação de ações de caráter preventivo destinadas a alunos do Agrupamento.

 

Reuniões com o Agrupamento de Escolas

Os técnicos do SADCJ reúnem regularmente com o Agrupamento de Escolas de Campo Maior de forma a identificarem necessidades que surjam sobre o desenvolvimento das diversas atividades desempenhadas e respetivas soluções.

Conheça todos os projetos que fazemos de coração

Conheça as atividades que promovemos junto da comunidade
SÁB 05 JUN
Ação Social
Campo Maior

Semana da Ciência e do ambiente 2021

Top